Deixo aqui a indicação do blog da Escola Catarina Miró, a qual eu trabalho e posso dizer com orgulho que é uma das referências das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa.
O blog foi idealizado e é produzido com competência pela Pedagoga Magali Almeida.
http://conhecerparaensinar.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-10-15T10:56:00-07:00&max-results=7
Esse blog foi criado como atividade do Curso de Introdução à Educação Digital realizado no Núcleo Tecnológico de Educação do município de Ponta Grossa em parceria com o MEC. Trabalho na Escola Catarina Miró, com turmas de Educação Infantil . O presente blog visa apresentar as atividades por mim desenvolvidas, que despertem no aluno o interesse às muitas tecnologias que estão envolvidas no nosso dia a dia, através da literatura e do lúdico.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Eu e minhas duas turmas de Educação Infantil, nos divertimos pra valer em uma semana voltada para a construção de brinquedos e vivenciando brincadeiras antigas. Os pequenos se divertiram muito interagindo com entusiasmo e alegria.
Procurei resgatar brincadeiras do meu tempo de criança e que certamente está vivo na memória de muitos de nós.
Em cada dia da semana, resgatava uma brincadeira e confeccionávamos algo para a nossa diversão.
Antes de começarmos a nossa oficina de brincadeiras, fizemos pesquisas na internet, sobre recreação e como construir brinquedos, além dos pequenos interagirem com a professora nas pesquisas, tiveram bons momentos para explorar os jogos que têm na área multidisciplinar dos computadores do nosso laboratório de informática.
Intercalando com as brincadeiras e com os jogos no computador, íamos criando brinquedos...certamente foi uma semana muito agradável para a nossa turminha.
acervo pessoal
acervo pessoal
terça-feira, 4 de novembro de 2014
A BORBOLETA PINTORA
Com o início da Primavera, demos as boas vindas à ela com a leitura, interpretação e dramatização de uma história muito linda: "A Borboleta Pintora" de autoria de Eunice Braido. A borboleta Naná era uma verdadeira artista! Ela vira cientista e faz uma descoberta magnífica, capaz de mudar a vida de todas as borboletas do campinho!
Depois de explorarmos bem a história, fomos até o laboratório de informática e fizemos uma pesquisa sobre as borboletas. Comentamos, dividimos o conteúdo pesquisado e imprimimos algumas imagens escolhidas pelos alunos, afim de enfeitar a nossa sala depois de estarem coloridas.
acervo pessoal
acervo pessoal
Voltando para a sala de aula, fizemos uma borboleta bem colorida e bonita, usando rolo de papel higiênico e papel laminado de várias cores, além da criatividade e capricho dos pequenos, na pintura (usando tinta, como a borboleta pintora usava) e na confecção de suas borboletas.
acervo pessoal
acervo pessoal
Foi muito prazeroso realizar essa atividade com minhas turminhas do Infantil IV e V, pois a cada dia eles estão interagindo e se interessando mais pelas tecnologias, aprendendo a manusear e usufruir de maneira saudável e correta.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Cito abaixo alguns projetos aos quais estão relacionados com o mesmo trabalhado desenvolvido na minha turma de Infantil IV ( O Bicho da Maçã), os quais são grandes projetos que merecem reconhecimento:
http://crechecarmen.blogspot.com.br/2014/03/historia-o-bichinho-da-maca-maternais-i.html
http://cmeiarcoiris.blogspot.com.br/2013/05/o-bicho-da-maca.html
Parabenizo os educadores que colaboraram com o planejamento do meu projeto, compartilhando as atividades nos seus blogs e sites.
http://crechecarmen.blogspot.com.br/2014/03/historia-o-bichinho-da-maca-maternais-i.html
http://cmeiarcoiris.blogspot.com.br/2013/05/o-bicho-da-maca.html

Parabenizo os educadores que colaboraram com o planejamento do meu projeto, compartilhando as atividades nos seus blogs e sites.
O BICHO DA MAÇÃ
A escolha do símbolo da turma o Infantil IV, foi realizado com muita criatividade e entusiasmo.
Fizemos uma votação para escolher o símbolo da nossa turminha, e o mais votado foi a maçã. Em seguida, nós lemos e dramatizamos a história "O Bicho da Maçã" de autoria de Ziraldo.
Como incentivo à alimentação saudável, pesquisamos no laboratório de informática, diversos tipos de frutas, sua origem, vitaminas, utilidades e sua importância para a nossa saúde. Também vimos um vídeo de como se faz o plantio da maçã.
Ao fazermos pesquisas sobre as frutas direcionando à alimentação saudável, imprimimos a figura de uma maçã e de uma laranja, as quais foram escolhidas coletivamente entre tantas frutas deliciosas. Então confeccionamos fantoches de palito com as figuras, cada criança confeccionou um fantoche de maçã e um fantoche de laranja.
Sugeri que cada criança trouxesse de casa uma fruta e então fizemos uma deliciosa salada de frutas, a qual foi saboreada pela turminha toda com muita satisfação.
Finalizando o trabalho com o símbolo da turma, a maçã, fizemos um cartaz com as nossas descobertas sobre ela, como: quantas letras tem a palavra maçã, o nome da árvore, como ela é, o que podemos fazer com ela e nomes dos colegas que começam com a inicial M.
O resultado foi satisfatório, porque toda a turminha teve muito interesse em realizar o projeto, aprendendo a pesquisar, interagir e saber a importância de uma alimentação enriquecida com frutas,
Fico feliz em poder administrar aos poucos o interesse da inclusão digital na vida desses meus queridos pequenos e conscientizá-los sobre a importância do uso correto da mesma.
acervo pessoal
acervo pessoal
acervo pessoal
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
AH, CAMBAXIRRA SE EU PUDESSE...
No Congresso de Educação direcionado à leitura, nossa escola expôs e elaborou um projeto sobre o livro de literatura infantil chamado "Ah, Cambaxirra se eu pudesse...", de autoria de Ana Maria Machado.
Na minha turma de educação infantil, nós lemos a história na biblioteca, assistimos a história através de apresentação de slides e as turmas de ensino fundamental apresentaram uma dramatização teatral sobre a história.
No laboratório de informática, nossa turminha do Infantil V, pesquisou figuras do pássaro cambaxirra, viu vídeos com os cantos das avezinhas, explorou jogos relacionados à animais e imprimiu gravuras de animais cobertos de penas para colorir.
Depois de nossa pesquisa na internet, confeccionamos móbiles e pássaros representando cambaxirras, usando penas coloridas...foi uma diversão só!!!
Nosso projeto foi muito enriquecedor, pois todos nós da Escola Catarina Miró, nos tornamos especialistas nesses pássaros tão encantadores que são as cambaxirras.
acervo da autora
acervo da autora
acervo da autora
Assinar:
Comentários (Atom)

